PREFEITURA E ESTADO SE UNEM PARA COMBATER ESGOTOS CLANDESTINOS

Compartilhe!

Lançamentos irregulares de esgoto doméstico e industrial nos rios que cortam a capital e a Região Metropolitana estão sendo fiscalizados a partir de uma parceria da Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado.

A última ação conjunta de monitoramento aconteceu no Rio Atuba, na divisa da capital com o município de Pinhais. Técnicos do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente; da Regional Boa Vista; e do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental do Estado, foram à área do Parque Histórico da Vilinha.

“Os técnicos percorreram a área do parque e confirmaram o lançamento de esgotos no Rio Atuba, oriundos do município de Pinhais”, disse a diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, Ana Carolina Schmidlin.

A diligência aos empreendimentos do município vizinho foi feita pelo IAT, com acompanhamento pelas equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Município de Curitiba.

Segundo o chefe do Escritório Regional de Curitiba do IAT, Luiz Fornazzari Neto, as diligências aos empreendimentos industriais na região devem continuar ao longo do ano. “Precisamos garantir a efetiva regularização das ligações”, frisou.

Participaram, ainda, o coordenador de Fiscalização do Escritório Regional de Curitiba do IAT, Lindomar de Lima Pereira; os fiscais do IAT Alceu José Matuszewski, Juarez Antônio Witte, e Juares do Pilar Maia.

Também o gerente de Fiscalização do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Luiz Mauricio Faria Marcondes Albuquerque; o coordenador de Fiscalização do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria, Elcio Crisanto Pereira; o fiscal do Departamento de Recursos Hídricos, Diogo Sielski. Além do engenheiro da Sanepar, Bruno Marcel Riccio; e do fiscal da Companhia, Francisco Carlos de Moraes.

Estrutura

De acordo com a Sanepar, já foi iniciada a segunda fase da ampliação da rede coletora de esgotos para atendimento do setor industrial de Pinhais, que atenderá a bacia do Rio Atuba, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2020.

O Município de Curitiba já conta com atendimento de coleta e tratamento de esgotos no local e vem realizando ações de fiscalização e verificação para reduzir eventuais irregularidades quanto lançamento de esgotos sanitários no rio.

Amigo dos Rios

Em paralelo às melhorias de redes e fiscalização, o Município de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado e Sanepar, promove ações de Educação Ambiental, retirada de lixo de margens e leito, recuperação de rios urbanos, plantio de árvores, entre outras, dentro do programa Amigo dos Rios.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + seis =