PINTORA RECRIA OBRAS DE ARTE CLÁSSICAS COM PERSONAGENS NEGRAS

Compartilhe!

O trabalho de releitura das obras é feito pela artista cubana Harmonia Rosales. Ela busca imaginar como seriam as obras protagonizadas por mulheres negras

Por: Mariana Lima

Utilizando como referência obras de arte clássicas, a pintora cubana Harmonia Rosales busca levantar questionamentos na atualidade através de releituras de pinturas mundialmente conhecidas.

Sua arte vem chamando atenção por colocar mulheres negras como protagonistas destas obras históricas, revelando como esse grupo é negligenciado na representação artística.

Uma das releituras feitas por Rosales é da obra ‘A criação de Adão’, de 1508. A pintura tem como finalidade retratar o momento da criação da humanidade, revelando a ligação entre ‘homem’ e ‘Deus’.

Ao colocar mulheres negras no lugar de todas as figuras brancas e predominantemente masculinas – incluindo ‘Deus’ – Rosales visa discutir como seriam todas as obras clássicas se a estrutura social dominante fosse feminina e negra.

Vale ressaltar que as releituras propostas por Rosales não pretendem acusar os pintores clássicos de racismo ou misoginia, mas apontar para a predominância do olhar masculino e branco sobre a sociedade.

Fonte: B9

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =