SEMÁFORO E TRAVESSIAS ELEVADAS PARA PEDESTRES SERÃO IMPLANTADAS NA CIC

Compartilhe!

Na próxima segunda-feira (16/3), a Prefeitura começa a instalação da estrutura para um semáforo, com acionamento pelo pedestre, em frente à Universidade Positivo, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, bairro CIC.

De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), o término desse trabalho de implantação da estrutura do equipamento semafórico deve acontecer em até uma semana. Já o início do funcionamento do semáforo está previsto para os próximos 30 dias.

“Além da parceria nessa implantação, a Universidade Positivo fará um trabalho educativo para que a comunidade universitária use esta travessia para atravessar a via”, informa a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Já na Rua Heitor Alencar Furtado, onde fica localizado um dos campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), serão colocadas duas travessias elevadas para pedestres. Neste caso, a parceria da Setran será com a UTFPR.

“Os dois estabelecimentos de ensino somam, juntos, uma comunidade de 15 mil pessoas. São polos geradores de tráfego, da mesma forma que grandes empreendimentos, como shopping ou supermercados”, explica Rosangela.

As medidas, que serão possíveis por meio de parceria com os dois estabelecimentos de ensino instalados nas proximidades, foram definidas após reunião realizada durante a tarde desta sexta-feira (13/3). Além da superintendente de Trânsito, participaram da reunião o diretor de planejamento e operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior; o diretor-geral do campus Curitiba da UTFPR, Marcos Schiefler; e o gerente regional de operações da Universidade Positivo, Jair Bordignon.

Radar

A Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza conta com três radares fixos para fiscalizar o limite de velocidade.

No planejamento da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito já estava prevista a instalação de mais um radar na via, nas proximidades dos estabelecimentos de ensino. Desde dezembro de 2019, o município aguarda autorização do Tribunal de Contas para a publicação do edital que possa dar prosseguimento ao processo licitatório.

Solicitações via 156

A superintendente reforça que as solicitações de melhorias e intervenções de trânsito devem ser apresentadas pela Central 156 de Atendimento.

“É o canal adequado para análise e para verificação das reivindicações da comunidade. No caso da Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, foi registrada uma solicitação via 156 para implantação de semáforo durante o ano de 2018, outra em 2019 e, até o dia 12 de março deste ano, nenhuma. Ontem, foram seis”, pontua ela.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezessete =